5 alimentos para controlar a pressão alta

ALIMEN-PRESSAO

Conheça uma lista de 5 alimentos saudáveis que podem ajudar a controlar e prevenir a hipertensão.

A hipertensão é chamada de “inimigo silencioso” por muitos médicos. Esse nome vem do fato de que cerca de 90% de pessoas que são hipertensas não apresentam sintomas, muitas vezes só descobrindo que têm essa condição quando sofrem um ataque cardíaco ou derrame. Uma vida saudável, com alimentação balanceada e exercícios físicos, ajudam a controlar a hipertensão, na maioria dos casos.

Primeiramente, tome muito cuidado com a quantidade de sal, açúcar e álcool que você consome. O excesso desses alimentos pode aumentar ainda mais sua pressão.

Veja uma lista de 5 alimentos saudáveis que podem ser adicionados à sua dieta para ajudar a controlar ou prevenir a hipertensão.

Semente de abóbora: contém potássio, que ajuda a melhorar a elasticidade dos vasos sanguíneos e, consequentemente, a circulação. Para consumi-la, leve-a ao forno e espere dourar. Você pode colocar em saladas ou até servir como aperitivo.

Morango: essa fruta combate o mau colesterol e os processos de inflamação que estão ligados a doenças cardíacas. Além disso, provoca o aumento do bom colesterol, beneficiando a circulação. As substâncias ligadas aos benefícios do morango também estão presentes em outras frutas vermelhas, como framboesa e amora.

Soja: ela possui substâncias que dilatam os vasos, facilitando a circulação do sangue. Além disso, protege as artérias do mau colesterol.

Guaraná: ele combate o acúmulo de gorduras, que são um grande fator provocador de doenças cardíacas. Porém, o uso de pó e extrato de guaraná devem ter o aval de um médico ou nutricionista. Além disso, o guaraná é calórico, então nada de exageros.

Melancia: possui uma substância que, quando entra na circulação, se transforma em um gás que relaxa as paredes dos vasos sanguíneos. Ela é ótima para quem já sabe que tem a pressão muito alta. A sugestão é basta consumir uma fatia pequena da fruta após as refeições.

Para entender mais sobre alimentação funcional, agende uma consulta com a nossa equipe profissional especializada em Nutrição que atua auxiliando cada paciente de forma única e personalizada, estimulando-o a ter uma vida mais saudável e equilibrada.

Entre em Contato